Contratos públicos como incentivo ao investimento verde nos Estados-Membros da UE

Por volta de 18 de janeiro de 2012, o governo irlandês anunciou o seu primeiro Programa de Ação de Compras Públicas Ecológicas. E se há alguma crítica sobre este “Green Tenders” na Irlanda, o programa de ação é na verdade um lembrete de que a aquisição de pessoas inclui um lado ecológico, pois são maneiras de promover empresas verdes e estimular uma produção muito mais sustentável.

Geralmente, as GPP referem-se à variedade de produtos, obras e serviços, com um impacto ambiental menor ao longo de todo o seu ciclo de vida. O GPP é normalmente implementado devido a considerações ecológicas, como a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas, em alguns casos, o GPP também pode ter uma inclinação econômica, já que alguns produtos e serviços verdes são menos caros em termos de manutenção e descarte.

Dentro da instância da Irlanda, a intenção por trás do plano de atividade “Green Tenders” é ajudar as autoridades irlandesas a implementar o GPP. Conforme declarado pelo site do Departamento Irlandês de Meio Ambiente, Comunidade e Governo Local, os governos das pessoas na Irlanda gastam cerca de US $ 14 bilhões anualmente em produtos, serviços e obras. O pensamento das propostas verdes seria usando esta capacidade de compra para excitar o mercado verde dentro da nação. Na lista de sectores prioritários para o plano de acções GPP da Irlanda estão os serviços de construção, electricidade, restauração e restauração e TIC. Consequentemente, as organizações que trabalham nos setores logo terão um incentivo extra para investimentos em tecnologia verde, de modo que se qualificam para participar de licitações públicas.

Apesar do bom efeito que o plano GPP irlandês deverá ter, uma vez que se refere à eficácia dos recursos e à promoção de serviços e produtos ecológicos, a iniciativa irlandesa adquiriu uma reação mista. Para dar um exemplo, de acordo com Independent.ie, a Associação Irlandesa de Bioenergia (IRBEA) reclamou que o plano não conseguiu delinear o uso do setor de pessoas no cumprimento das metas de eletricidade renovável da Irlanda. Não obstante, é muito provável que o plano impulsione os negócios de despesas verdes no país promovendo a inovação ecológica Saraiva Concursos.

Além disso, em um ponto europeu, o GPP é considerado uma ferramenta voluntária essencial para garantir o uso e a criação sustentáveis. Realmente, a própria Comissão Européia está promovendo as práticas de GPP, com as atuais Diretrizes de Procurement oferecendo uma variedade de oportunidades para a implementação do GPP.

Evidentemente, as vantagens do GPP tendem a ser um pouco mais observáveis ​​da sua visão mais ampla da UE. Como afirma o manual da Comissão Europeia “Comprando verde! Um manual sobre contratos públicos ecológicos”, o governo público na Europa investe cerca de 2 mil milhões de dólares por ano, o que equivale a 19% do PIB da UE. Juntamente com os gastos públicos desse tamanho, a conformidade com o GPP tem a capacidade de criar um efeito impressionante. Na lista de casos de contratos ecologicamente corretos oferecidos neste manual da Comissão estão computadores eficientes em termos energéticos, móveis de negócios a partir de madeira renovável e energia elétrica por fontes de eletricidade renováveis. A Comissão considera igualmente o CPE como um motor de inovação ecológica, nomeadamente em todos os setores da economia em que os compradores de pessoas representam uma parte importante do mercado, como os produtos e serviços de estrutura e bem-estar.

Para que o GPP seja realmente eficiente, os requisitos relevantes para o sortimento de importantes fornecedores de bens e serviços devem ser desenvolvidos com muito cuidado. A UE definiu recentemente os critérios GPP para diversas classes de bens e serviços, com os critérios atualmente sendo examinados e atualizados sobre a fundação regular. O objectivo será realmente para os Estados-Membros da UE, a fim de poder inserir os requisitos em ficheiros que sejam concursos públicos. Além do valor dos requisitos GPP em relação aos processos licitatórios, eles também podem funcionar como diretrizes de fluxo de trabalho por empresas de investimentos verdes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *